domingo, 4 de julho de 2010


Um breve comentário do Mundial de Futebol (desporto que aprecio imenso)
Depois da eliminação de Portugal, frente aos neo-filipes de Espanha, já amplamente comentada, ficaram também pelo caminho Brasil e Argentina, frente à Holanda e Alemanha, respectivamente.
Este Mundial, que muitos diziam, poder ser de protagonismo para algumas equipas Africanas (o Gana, nos quartos-final, falhou uma grande penalidade aos 120 minutos com o Uruguai), pensou-se depois que seria da América do Sul (com 4 candidatos às meias finais), ficou agora a ser dominado pela Europa (Espanha/Alemanha, Holanda/Uruguai).
Podemos dizer que o maior poder económico, com o qual a FIFA também compactua, está a dominar… mas o que na minha opinião está a acontecer é a supremacia do rigor táctico e desempenho colectivo, sobre a espectacularidade individual (que tanto(s) apreciamos)…
Nesta fase, podemos perguntar onde estão os ‘mágicos’ do futebol? Aqueles que supostamente levam as pessoas aos estádios… Ronaldo, Messi, Kaká, Drogba, Ribery ou Canavarro…
Ora, o que estamos a ver é a vitoria da ‘organização’ sobre o ‘individuo’… o bem colectivo sobre o bem individual… e não será isto uma ‘pequena’ lição de vida…!?
Beijinhos e Abraço
Mike

Sem comentários:

Enviar um comentário