segunda-feira, 12 de julho de 2010

Os 'Rs' e afins!

Esta semana passou muito rápido… bem se pode ver que a semana passada foi frutuosa em sentimentos e escrita! Aliás, tenho para mim que temos mais capacidade produtiva/criativa quando estamos em pontos extremos, ou muito eufóricos, ou muito deprimidos…
Talvez nessas fases da vida estejamos como naqueles momentos de ‘acordar/adormecer… um relativo estado letárgico que nos oculta a realidade mas que nos desperta para outras dimensões/capacidades.
Confesso que me considero uma pessoa fácil de apaixonar… difícil de amar! Quer na esfera pessoal, quer na espera profissional!
Tenho dito a alguns (poucos) amigos que me sinto ‘telhado’ para criar projectos, para os ver nascer…. Mas que depois, a fase de crescimento e maturidade desses mesmos projectos não será para mim… salto para outra ‘aventura’!
Recentemente dei por mim a constatar o facto de trabalhar na mesma organização desde 2001… (10 anos) se bem que com dois anos de ‘meio-interregno’ e apesar de ter feito várias actividades, algumas delas diferentes e inovadoras… Será que estou a ‘mudar’…? Será que me estou a acomodar…? Ou será que me estou a preparar para outras aventuras…?

Escrevi em tempos (antes dos blogs) que nas organizações, passada a fase de integração, as pessoas tendem a assumir um de dois ‘Rs’… bem sei que não será com todas as pessoas mas… findo esse período em que estamos a conhecer as paredes (estrutura), pessoas (recursos, valiosos) e fluxos de comunicação (com quem posso falar sobre determinado assunto e com quem é que não posso), dizia eu, findo este período, ficamos R de resignados ou R de revoltados! Progressivamente, os primeiros (resignados) tendem a ser valorizados pela organização… (e esta atrofia) enquanto que os segundos, os revoltados, tendem a ser expulsos da organização…(e vão eventualemnte inovar para outro sitio...) talvez a inteligência de cada um esteja em encontrar, uma vez mais, o equilíbrio entre os dois ‘Rs’! sugestões…?

Jinhos e abraços
Mike

(R de Roma, Rosa, Ritmo, Rápido, Revolta, Raiva, Resignação, Rua, Rir… Regressar)

Sem comentários:

Enviar um comentário