terça-feira, 15 de março de 2011

geração à rasca (I)


Nestes dias é incontornável a simples e singela manifestação sobre a ‘manifestação à rasca’.

Aqui vai a minha!

Lembro-me muito bem quando apareceu na capa do Jornal Público a expressão “Geração à Rasca”. Estávamos nos anos noventa e o famoso autor do título, e do artigo, passou meses, e talvez décadas, a explicar que se referia às dificuldades com que se deparava uma geração (geração Á rasca) e não “geração rasca” como muitos demagógica e abusivamente ousaram utilizar a expressão.
Recordo que foi nesse mesmo tempo em que um conjunto (restrito) de estudantes do Ensino Superior, numa outra manifestação, abusivamente baixaram as calças e voltaram o ‘sim, senhor’ para a então ministra da Educação ou do Ensino Superior…

A expressão “geração À rasca” queria enfatizar as dificuldades com que se deparam os estudantes do Ensino Superior na altura (défice de acção social escolar), bem como com as já previsíveis e evidentes dificuldades de empregabilidade com condições condignas.

Terem associado a foto dos estudantes de ‘rabo à mostra’ com a frase deturpada ‘geração rasca’, fez com que o crédito da tal geração (enquanto estudantes) passasse a ser olhada com desdém pelos de sempre… os dos 40!
Hoje, verificamos com curiosidade, que os dos 20 de então (à rasca), apelidados de rasca pelos dos 40, estão hoje perto dos 40… enquanto os outros já estão próximo dos 60 e a ficarem bem à rasca…! São sinais do tempo!
beijos e abraços
MIKE
(a selecção do cartaz e a eventual analogia com os 'rabos', é pura coincidência)

Sem comentários:

Enviar um comentário